Cases e Projetos

Redução na concentração dos compostos amoniacais presentes no efluente líquido industrial

Para a identificação e redução na concentração dos compostos amoniacais presentes no efluente líquido industrial ainda sem tratamento (efluente bruto), nossa equipe técnica avaliou por doze meses, todas as operações realizadas durante o beneficiamento do couro vacum e de produtos químicos consumidos numa empresa da região.

Foram realizadas modernizações e alterações técnicas implantadas no processo industrial, no processo de tratamento primário (físico-químico) e no reator biológico aerado da estação de tratamento dos elfuentes líquidos industriais ETE(i), visando o atendimento ao parâmetro Nitrogênio Amoniacal (NH3).

Deste trabalho, resultou na substituição de determinadas substâncias químicas por outras com menor concentração em compostos amoniacais, na redução no consumo de substâncias químicas, não só ricas em compostos amoniacais (utilizadas na operação de beneficiamento do couro), mas também em outras e, na redução do consumo do volume de água necessária à operação de beneficiamento.

Comparado com o histórico da própria empresa, nesse período houve a redução da concentração e geração de efluente líquido industrial previsto de ser tratado, facilitando as operações a serem realizadas no reator biológico.

Na medida em que novas exigências legais ambientais foram postas, principalmente, com a necessidade de redução da concentração dos compostos nitrogenados, aliado à necessidade de maior eficiência energética, houve a necessidade da busca da melhor tecnologia disponível.


Mais em Clientes e Cases