Notícias

Produção de adubos a base de couro

A equipe da Hack Consultoria participou da palestra "Ilsa - Produção de Adubos a Base de Couro", a convite da diretoria do Centro Tecnológico do Couro Senai e da diretoria da ABQTIC (Associação Brasileira dos Químicos e Técnicos da Indústria do Couro) que foi realizada dia 17 de novembro no auditório da escola Senai de Estância Velha.

A palestra foi proferida pelo Sr. Paolo Girelli, presidente da Ilsa S.p.A - Itália, onde foi apresentada a tecnologia utilizada pela Ilsa na produção de bioestimulantes e fertilizantes oriundos do beneficiamento de resíduos de couro para fins de aplicação em solo agrícola.

 

Na Itália, e em outras partes do mundo, esta tecnologia já vem sido exercida pela empresa há muitos anos, mas para os brasileiros ainda é uma novidade. E mais especificamente na cidade de Portão-RS é que esta novidade vai ser implantada a partir de 2009. O objetivo da Ilsa-Brasil é produzir os fertilizantes na planta industrial de Portão e exportar 100% para a Europa, aproveitando os resíduos tais como serragem, farelo de rebaixadeira; aparas de couro acabado; aparas de couro semi-acabado, e outros resíduos de couro provenientes das indústrias curtumeiras de nossa região.

 

O processo de produção se dará através da hidrólise térmica destes resíduos de couro. As proteínas tornam-se biodisponíveis de acordo com o tempo de hidrólise pré estipulado. Primeiramente, a matéria-prima é introduzida em um reator que utiliza-se de vapor para seu funcionamento. Nesta etapa obtém-se um produto gelatinoso e não estabilizado. A fim de estabilizar e secar esta gelatina aplica-se temperatura controlada. Após a secagem e estabilização, obtém-se o fertilizante sólido estabilizado (Agrogel®), sem a desnaturação das respectivas proteínas.


Outras notícias