Notícias

Estiagem no RS aciona Portaria n° 87/2006

Com a estiagem que assola o Rio Grande do Sul, a vazão do rio dos Sinos vem sendo reduzida substancialmente. Na última terça feira (05/05/2009) as autoridades alertaram a gravidade da situação em razão do surgimento de peixes mortos neste rio.

Diante deste quadro, o Governo do Estado, através da FEPAM passou a acompanhar diariamente a situação do rio, desenvolvendo diversas ações nos municípios que integram a Bacia Hidrográfica dos Rios dos Sinos e do Gravataí.

Referente ao lançamento de efluentes industriais nos corpos hídricos destas Bacias Hidrográficas, a presidente da FEPAM acionou a Portaria n° 87/2006 que determina a redução em 30% da vazão dos efluentes tratados de todas as atividades industriais, além de incrementar a fiscalização para coibir eventuais lançamentos clandestinos que possam maximizar a situação delicada em que se encontram o Rio dos Sinos e o Rio Gravataí.

Enquanto durar a estiagem, a FEPAM manterá equipes percorrendo as duas importantes bacias hidrográficas da região metropolitana de Porto Alegre.

Outras notícias